sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os desafios de uma rádio jovem na era da internet

Com a explosão das redes sociais na internet, fica cada dia mais inviável tratar a informação como algo rígido e formal, principalmente quando a notícia é direcionada para o público jovem. Este é um dos maiores desafios de uma rádio jovem, se manter atualizada e informar com dinamismo e rapidez, como na internet, sem deixar de entreter e divertir.

“Tem que ser da internet”, é o que diz Armando Saullo, 23, chefe de redação do departamento de jornalismo da rádio paulistana Fast 89 FM, sobre sua única fonte de informação hoje. Armando complementa que até pouco tempo, na rádio 89, eram usadas como fonte de informação revistas e jornais, mas como hoje as notícias na internet circulam muito rápido, é impossível acompanhá-las por outro meio.

Para acompanhar essa evolução da notícia, Armando diz que uma das primeiras tarefas é estar conectado à internet e às redes sociais o tempo todo, de todos os ângulos. Na Fast 89 FM, por exemplo, o ouvinte que estiver “on line” pelo Twitter pode pedir música e ouvi-la logo em seguida, pois sempre terá um locutor ou produtor musical conectado para atender o pedido.

No que diz respeito à interatividade entre rádio e internet, a Fast 89 FM é um exemplo de rádio jovem que procura adequar sua linguagem aliada ao conteúdo, pois, como relata Armando, é a única rádio jovem que possui um núcleo específico de jornalismo, e que seu membro mais velho tem apenas 23 anos.

E é Armando essa parte mais velha da enxuta equipe de jornalismo da rádio. Ele, que começou por lá aos 17 anos e está até hoje, atuando como chefe de jornalismo. Descolado, antenado nas tendências e inteligente, Arnaldo diz gostar muito do que faz. Complementa que o trabalho jornalístico lá é um dos diferenciais da rádio e que as ideias eventualmente criadas pela equipe, formada por apenas três pessoas (ele e mais duas redatoras), sempre são ouvidas pelos diretores.

Conheça os bastidores da Rádio Fast89 FM, e os melhores momentos da entrevista

Um dos noticiosos mais antigos da rádio é o programa “Plugado”, que teve o nome há pouco tempo alterado para “Plugado Fast”, programa de notícias sobre o mundo da tecnologia e do cinema. Entre uma notícia e outra, o espectador pode se distrair ouvindo música Pop. Vai ao ar das 7h00 às 8h00 da manhã e é ouvido principalmente por jovens com faixa etária entre 25 e 35 anos. Armando ainda diz que o locutor interpreta as notícias de forma muito descontraída e animada, de acordo com seu público.

A cada dia, todas as mídias e veículos de informação vão se adequando mais e mais aos padrões das redes sociais, em especial ao Twitter, isso dinamiza a informação, transformando tudo em tópicos. Mesmo com benefícios, como informação em tempo real, esse novo padrão acaba deixando as notícias superficiais, as pessoas estão deixando de se aprofundar nos assuntos, acabam falando de coisas que não conhecem e assim, a informação se propaga como em um telefone sem fio, muda a cada pessoa que a repassa.

Nicolli Oliveira e Francisco Limma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário