quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atestado médico falso é vendido em praça pública


Um dia na praia, um passeio com a família, ou simplesmente um dia para não se fazer nada, essas são algumas das justificativas de quem compra um atestado médico falso. Na Praça da Sé, em Santo Amaro ou em Pinheiros é possível encontrar ambulantes que vendem todo tipo de produtos como óculos, revistas, CDs, etc. Em meio aos ambulantes comuns, estão outros tipos de vendedores: os que vendem atestados médicos falsos.
“Qualquer um que quiser pode comprar, já comprei atestado médico e até diploma de ensino médio”, é o que diz Rafael Silva Martins, 20, vendedor de carros. Rafael relata que queria viajar em um feriado e a solução mais simples que encontrou foi ir ao Largo Treze, em Santo Amaro, pois sabia que lá era fácil de encontrar ambulantes que vendessem atestados médicos. Seu desejado dia de folga custou apenas R$15,00.
O comércio ilegal é feito ao ar livre e sem nenhum tipo de repressão por parte das autoridades, policiais passam ao lado dos chamados “plaqueiros” e na maioria das vezes não tomam às devidas providências. O ex-policial militar e atual Guarda Ambiental de Parelheiros, Silvio de Oliveira, justifica a falta de ação da polícia, “a PM não tem a obrigação de agir nesse tipo de crime, isso é tarefa da Polícia Civil, que tem como especialidade investigar, porém existem outros crimes que são prioridades e eles acabam deixando um pouco de lado a venda do documento, mas acredito que sempre há algum tipo de investigação sendo feita”.
Silvio também conta um episódio de sua vida em que precisou realmente do atestado e não conseguiu. “Eu, sendo funcionário do Estado, fui ao hospital Servidor Público, localizado no bairro Vergueiro porque tinha sofrido uma contratura muscular nas costas, chegando lá fui mal recebido e principalmente mal atendido. O médico disse que era só dor muscular que já ia passar. Não me deram nenhum medicamento e não me deram algum atestado, tive que trabalhar durante uma semana com muita dor nas costas e acabei tomando medicamentos por conta própria. Outro dia, precisava de uma folga em meu trabalho, fui ao mesmo hospital e acabei fingindo que tive uma torção em meu tornozelo, o estranho é que consegui o documento! E acabei conseguindo três dias de folga. É difícil entender como funcionam as leis desses hospitais públicos.”
Não é só por lazer que as pessoas costumam comprar atestados médicos falsos, muitas vezes, pacientes realmente doentes precisam ficar em casa, mas o sistema público de saúde não disponibiliza atestados.
O estudante Willian Ferreira, 17, disse que estava doente e foi no UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Comercial. Lá disseram a ele que não podiam disponibilizar atestado médico, apenas entregaram o comprovante de horas, que a empresa na qual trabalha não aceita como comprovante medico, então Willian teve que trabalhar o dia todo com dores, mas nem por isso recorreu à compra ilegal. O mesmo ocorreu com Priscila Brito Leite, recepcionista, 20: “Sempre passei em hospitais, prontos-socorros e postos de saúde e nunca consegui atestado médico, eles sempre dizem que não podem dar”.

Ei, vai um atestado aí?
Praça da Sé. Por volta do meio-dia do dia 13 de maio, céu nublado, pessoas por todos os lados, executivos, moradores de rua e vendedores. Lá também está um homem aparentemente com 50 anos, calça jeans, camiseta básica e boné azul com alguma propaganda. Esse é Paulo que segura um pedaço de papelão do tamanho de uma folha de sulfite com os dizeres: atestado médico demissional e admissional.
Um de nossos repórteres perguntou ao ambulante o valor de um atestado, Paulo logo responde perguntando se é admissional ou por “falta na firma”, o repórter responde que por falta e Pedro diz: “Ah, por falta é 20 real (SIC) o dia, a folha em branco é 50 real (SIC). É só um dia que você quer?”. O ambulante também afirma que é tudo garantido e que o documento é assinado pelo Hospital da Glória, localizado nas redondezas. “Vai direto, não volta não, é carimbado e o médico é clínico geral, pode colocar que você esta com diarréia mesmo”.
Paulo pergunta o nome completo do repórter, o encaminha a uma lanchonete e diz para esperar que logo trará o documento pronto. Cinco minutos depois Paulo volta e entrega discretamente um papel dobrado.
O tal papel contém as informações do paciente, o nome do médico, Doutor José Jorge Montalveme, e seu respectivo CRM (número de registro no Conselho regional de Medicina).
Nossa equipe de reportagem ligou para o Hospital da Glória e para nossa surpresa, o Doutor José Jorge não apenas existe, mas também trabalha todas as quartas-feiras nesse mesmo hospital. Quando perguntado se havia algum registro do paciente, a recepcionista do hospital, com voz trêmula, responde que não poderia dar nenhuma informação por telefone, só poderia verificar se o paciente realmente passou no hospital e se o atestado é verdadeiro, mediante carta timbrada e carimbada por alguma empresa. Tal burocracia acaba fazendo empresas desistirem de confirmar a veracidade dos atestados médicos que seus funcionários apresentam.
Em entrevista ao site “Canção Nova Notícias”, Terezinha Aparecida, médica e auditora fiscal da Delegacia Regional do Trabalho do Estado de São Paulo explica: “O Ministério do Trabalho vê com maus olhos esse tipo de ação. Existe uma fiscalização em cima disso. O atestado de saúde ocupacional está obrigatoriamente atrelado há um programa de controle médico, então ele não pode ser vendido nem emitido por um médico que não tenha conhecimento da realidade do trabalhador. Existe, por exemplo, o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo em que todo o profissional habilitado no nosso Estado está registrado no nosso conselho, qualquer pessoa pode consultar através do nome ou do CRM do médico se o atestado foi emitido por um médico cadastrado.”
Na sessão de pesquisa de médicos cadastrados do site do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), foi encontrado o nome completo do doutor José Jorge, e seu CRM corresponde ao do carimbo e está cadastrado no Conselho Regional de Medicina desde 1976.
Marcela Gama Jorge, advogada do Centro Clínico Castelo, explica que o atestado médico é um direito do paciente, não podendo ser negado. “O conteúdo desse documento é de inteira responsabilidade do médico, devendo refletir estritamente seu parecer técnico. O médico tem liberdade de atestar o que achar conveniente e ético ao exercício de sua profissão. O atestado é um documento que reflete o estado do paciente e, se for o caso, cuidados que devem ser tomados aos olhos do médico. O CREMESP, em seu próprio site, ainda complementa: “A emissão de atestado médico falso, é uma infração ao Código de Ética Médica que, em seu Artigo 110, afirma que ‘é vedado ao médico: fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que não corresponda à verdade’.”
Jéssica Pãmella Alves Lopes, estudante do 7º semestre de direito, explica quais são as punições previstas por lei para quem emite atestados falsos: “O médico que dá, no exercício da sua função atestado médico falso pode ter pena de um mês a um ano de detenção, podendo ser agravada por motivo de obtenção de lucros. Já o empregado que compra ou utiliza o atestado médico falso, pode ser demitido por justa causa, caso a empresa consiga provar a falsificação.” Jéssica ressalta que acha a pena muito leve, pois várias pessoas são envolvidas, não apenas o médico, tornando-se assim, um problema da sociedade. “Esse tipo de crime deveria ser tratado da mesma forma que a justiça trata um falsificador de RG, por exemplo, com pena de um a cinco anos de prisão”.

Nicolli Oliveira, Francisco Lima e 1 pokinho de Doug Mazzoco... Hihi...

78 comentários:

  1. Olha eu aeee!!! Gostei da reportagem!!! Profissão Reporter, olha eles ai!!!

    ResponderExcluir
  2. jessica pamella com seu decote o médico vai dar 14 dias de atestado pra vc

    ResponderExcluir
  3. Vendemos Receita Médica Azul B2, Amarela, sibutramina carimbadas, para compra de medicamentos controlados (tarja preta), tais como:
    Tudo verídico, enviamos garantias de quem comprou, dados de entregas e outros.


    Plenty (Sibutramina)
    Desobesi M (Femproporex)
    Inibex S (Anfepramoma)
    Dualid S (Anfepramona) dentre outros ...


    Receitas são de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Paraná ! Nossa venda é somente para clientes aqui, dessas regiões!!!

    Cuidado!!! não seja enganado, pois, muitos vendem receitas para todo o Brasil, no entanto, não explicam que se a receita for do Rio de Janeiro por exemplo, você não conseguirá comprar em São Paulo!!!

    Somos sérios !!! Trabalhamos com transparência e respeito total pelos nossos clientes!!!!

    Cada receita custa R$100,00, e as despesas dos CORREIOS: incluso!


    Maiores informações pelo email: receitasveridicas@hotmail.com

    Compre com quem é sério e está a muitos anos no mercado!!!
    Não somos aventureiros !!!!


    TOTAL SERIEDADE!!!!!


    Atestado: atestadosveridicos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso de receita médica de duas vias branca ou amarela. vendedor enviar resposta aqui mesmo com e-mail de contato!

      Excluir
    2. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  4. nossa senhora...
    O do atestado, você está ganhando dinheiro dessa forma?
    Que absurdo.
    O senhor (eu nem deveria ter respeito ao me direcionar à você) deveria ser preso.
    Por causa dessa malandragem que corruptos não saem do poder e filhos da puta enriquecem rápido, sem trabalho, sem esforço.
    O que me conforta é que o fim para todos estes perdedores(políticos e você, por exemplo) é da pior maneira.

    Boa sorte "malandrão"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que muitos trabalhadores precisem dos serviços destes desonestos, pois como mencionado no post, não é fácil conseguir um atestado no hospital público (isso quando conseguimos passar com o médico ou quando não se morre na fila de espera). Mesmo estando doente de verdade temos que trabalhar, muitas vezes sem condições, resultado este tipo de "serviço" só aumenta.

      Excluir
  5. eu axo q vcs devia me ajudar tou pracisando de um atestado pago bem .ligar,081;32724552

    ResponderExcluir
  6. Venha bem, estamos em um pais que cobnra 5o% de juros, nos faz trabalhar 10 horas por dia com um transporte horrivel, educação calamitosa, deixamos nossos filhos irem para escola não sabemos se vão voltar e quando voltam não apredem nada, tenho sobrinhos no colegial que não sabem ler e nem tabuada, então e a saúde meu pai marcou ocolista sabe para quando , não sabem deixaram ele esoerar ja um ano, minha vizinha marcou urologista par pai dela que estava com dores, ja fazem 3anos o pai dela ja morreu, ponto socorros temos para o pais dizer que tem mas precários e especialista não temos, o hospital das clinicas atendem pessoas ricas igual a USP que so estuda ricos que compram vagas. AGORA ME RESPONDE PORQUE NÃO POSSO ADQUIRI UM ATESTADO MEDICO, PARA FICAR EM CASA DORMINDO UM POUCO ??? PORQUE É UMA METIRA ??? MAS EU ESTOU REALMENTE CANSADA, EXAUSTA É VERDADE,OU PRECISO RESOLVER ALGO PESSOAL A EMPRESA QUE TRABALHO A 10N ANOS ACEITARIA EU FALAR A VERDADE, NÃO NÃO ENTÃO PORQUE NÃO POSSO PAGAR 20 REAIS PARA FALTAR DO SERVIÇO É MEU DIA DE TRABALHO QUE GANHO 20 POR DIA, EU PAGUEI DE UMA OUTRA FORMA E AINDA GEREI EMPREGO PARA UM PAIS FALIDO.
    VÁ FAZER MATERIA SERIA SOBRE EDUCAÇÃO, NÃO IGUAL O FANTASTICO QUE VRINCA COM COISA SERIA, VAI FAZER MATERIA SOBRE A SAUDE COM DINHIERO ARRECADA DE IMPOSTOS, VÁ FAZER COISA REAL, PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  7. quanto custa um atestado médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  8. estou precisando de um com urgengia

    ResponderExcluir
  9. Quero saber onde posso comprar atestado no centro de porto alegre.RS

    ResponderExcluir
  10. Estou precisando de um atestado medico do dia 04 de janeiro ao dia 18 de janeiro URGENTE... andre-motos@hotmail.com

    Preciso entregar este atestado hoje na empresa.

    Fico no aguardo.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. preciso de um atestado do dia 31/01 ate o dia 03/01/2012 email GOSMA120@HOTMAIL.COM estou no aguardo

    ResponderExcluir
  12. Preciso de atestado do dia 28/02 a 02/03. Pago bem. resposta para lopesalho@gmail.com. URGENTE! para pegar hoje!!!

    ResponderExcluir
  13. ola gostaria de saber como eu arumo um atestado do dia 9/3 a o dia 20/3 obrigado

    ResponderExcluir
  14. preciso de um atestado pra hj na data de 5 do 4 a 7 do 4 pra hj com urgencia
    resposta para may_zulu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. preciso de receita médica de duas vias branca ou amarela. vendedor enviar resposta aqui mesmo com e-mail de contato

    ResponderExcluir
  16. Como faço pra conseguirum atestado?
    Entre em contato comigo.
    maycrodrigues10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. pessoal q quer atestado...vai ao medico faz de tudo pra pegar so um dia depois vc vai passa branquinhu coloca data q vc quer e tira copia colorida fica igual..se sua empresa ligar la no hospital vai confirmar q vc realmente esteve la ..porem nao tem como ele sabe qntos dias medico te deu pois nem ele msm lembra;;;fica dica ja fiz deu certo...

    ResponderExcluir
  18. olá preciso de atestado médico para mês que vem

    alguem pode me ajudar??

    explico tudinho via email


    contato
    juh.ju.juh@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  19. To precisando comprar um: rag_toniolo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se é verdade se funciona esse atestado medico falso
    pois eu estou precisando de um mas nao sei quanto deve ser dizem que é no valor de 25 30 reais gostaria de saber se é verdade.....

    ResponderExcluir
  21. Se alguém tiver algum email ou lugar que faça atestado medico em são Paulo favor enviar no meu email: rob_oliveira@globomail.com. Estou precisando.


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  22. Olá, estou precisando de alguns atestado para minha empresa pois estou de aviso previo minha escala e 12x36 mais não quero trabalhar para fazer o aviso porque eles são muito sacanas como faço me mande retorno por email: ta-ty-angels@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Acho tudo perigoso, mas pior q isto são os políticos q roubam milhões da saúde e da educação do povo pobre e sem informação!!!!e não vão presos!!! eu sou apenas uma senhora, o q realmente fico estarrecida é com a "violência urbana" sem limites hoje, e os "políticos safados" q deveriam estar na cadeia!!!!! Nada justifica, mas tudo começa lá de cima!!! país da vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  24. preciso d um atestado do dia 17.10 a ate o dia 26 urgente pode me lligar aq nesse número m 7312-9708

    ResponderExcluir
  25. oi preciso de um atestado urgente do dia 19 ate 27 cai de moto o medico m deu so horas e meu queixo inchado e roxo m liga 986655452

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  27. olá, quero um testado medico de 8 dias apartir do dia 03 de fevereiro de 2014. quero saber o valor, me mando por email com urgência, ond posso pegar?
    Email:efigenia_aparecida96@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa noite.Estou precisando de um atestado médico para afastamento. O afastamento tem que ser de dois meses. Não trabalho em empresa, pois não sou registrada. Preciso desse atestado até o dia 25 de fevereiro/14. Por favor quanto custa.
    Email; zanattaselene@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá quero um atestado medico de 5 dias, a partir de 29/04/2014. Me manda informações por email por favor.
    alisilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
  30. ola quero um atestado medico de 4 dias, a partir de 17/05/2014. me manda informações por email por favor. jean18boy@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. queria um atestado com urgência do dia 23/05/14 a 30/05/14 por favor , com urgência informações email: karollynne.hiolly_@outlook.com

    ResponderExcluir
  32. puts parece tao facil,preciso de um cm urgencia mas ta foda!
    aff

    ResponderExcluir
  33. puts parece tao facil,preciso de um cm urgencia mas ta foda!
    aff

    ResponderExcluir
  34. quero atestado para 15 dias contato gvansantos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  35. Preciso de um atestado estou próximo a praça da Sé, é urgente. (11)96058-4803

    ResponderExcluir
  36. Ei... preciso de um atestado URGENTE para alguns dias.. Pago até R$100,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  37. Quem tiver me responde aqui que passo meu contato.

    ResponderExcluir
  38. Preciso de um atestado de 2 dias ,entra em contato cmg, email, danielesophia.marcus@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. quero um atestado 7 dia quanto qusta

    ResponderExcluir
  40. quero um atestado 7 dia quanto qusta

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de um atestado do dia 22 ao 27 entre em contato renatta182@outlook.com

    ResponderExcluir
  42. Olá! Preciso de um atestado para dois meses. Qual o preço? É assinado por um falso médico? Obrigada. Contato: livia_gomes70@yahoo.com

    ResponderExcluir
  43. Oi preciso de um atestado para amanha por favor 97336_2685

    ResponderExcluir
  44. (VOCE QUER DINHEIRO ? PRA MIM NAO É PROBLEMA !) PRECISO DE UM ATESTADO MEDICO FALSO URGENTE PARA ENTREGAR AMANHA MESMO EMAIL: liyamayra20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. vcs vendem recetas azuis controladas?

    ResponderExcluir
  46. preciso de atestado...segue meu contato:
    2rubencorreia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  47. Vendo atestado e receitas médicas.
    Favor entrar em contato no email abaixo.
    Adlsonsantos428145@Gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Vendo atestado e receitas médicas.
    Favor entrar em contato no email abaixo.
    Adlsonsantos428145@Gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Vendo atestado médico para justificativa e abono de faltas
    http://atestadoonline.com/

    ResponderExcluir
  50. Preciso de um atestado qual o valor entre em contato comigo Fernandamoreira0908@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Olá preciso de um atestado urgente pro dia de hoje flavio251097@Gmail.com
    Responder por favor

    ResponderExcluir
  52. Nós do Banco Itau trabalhamos com uma variedade de cartões e informações fulls muito grande, sendo os mesmo máster e visa nacionais e internacionais, eles possuem benefícios e vantagens diferentes e atendem o maior numero de pessoas possível. Para você quer e gosta de trabalhar com esse tipo de material e precisa de um dinheiro extra basta nos procurar pelo watt: 064 992328990 nos procure e peca a quantidade desejada.

    * Baixamos boletos do Itau antes e após o vencimento, Bancos terceiros somente até o vencimento.

    Temos também leitor e gravador de trilhas magnética e chips MCR200 NOVO SOFTWARE ATUALIZADO NO SEGUNDO SEMESTRE 2017


    Obs: somente pessoas interessadas

    Watsapp 064 992328990

    ResponderExcluir
  53. Preciso de um atestado medico do dia 2 de maio 2018 medico para levar ao forum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola para todos tenho atestados médicos para vendas para maiores informações acesse o site atestadobrasil.webnode.com/ ou atestadobrasil@gmail.com so entra em contato atendo o brasil todo pode retirar diretamente comigo ou por sedex que for de longe obg.

      Excluir
  54. Preciso de um laudo medico

    ResponderExcluir
  55. pessoal,não compre atestado desse Dr. Fischer, é um estelionatário, vigarista e pilantra. não honrou o compromisso dele e tambm desse site chamado anônimos...

    ResponderExcluir
  56. Quero tbm um atestado como posso fazer

    ResponderExcluir