segunda-feira, 1 de março de 2010

Natação para bebês: risco ou benefício?


A natação para bebês está cada dia mais fazendo a cabeça das mamães do Brasil. Uma atividade divertida, mas que exige certos cuidados.


Desde a vida uterina o bebê convive no meio líquido, as atividades aquáticas ajudam a desenvolver os sentidos, a memória, noções de espaço, e a coordenação motora. A professora Gabriela Curi, da academia Wanda Bambirra, enfatiza que este tipo de atividade também proporciona ao bebê um sono mais tranqüilo, ajuda a prevenir doenças respiratórias e possibilita uma maior socialização com outras pessoas .
“A natação pode fortalecer a autoconfiança e aprimorar o equilíbrio em desenvolvimento”, diz o pediatra, Cássio da Cunha Ibiapina, presidente do comitê de pneumologia pediátrica da Sociedade Mineira de Pediatria.
Apesar dos inúmeros benefícios, ao nascer, o bebê ainda não tem seu sistema imunológico fortalecido e é sensível a infecções de ouvido. Se a água não for devidamente tratada pode agravar casos de rinite, bronquite e asma. Para evitar riscos os pediatras recomendam que os bebês estejam em dia com as vacinas, tenham a cabeça firme, e que seja feita uma avaliação com seu pediatra. Também é necessário verificar se o professor é capacitado e tem conhecimento em práticas de salvamento.
Há controvérsias sobre a idade ideal para começar a prática de atividades na água. Alguns pediatras dizem que pode ser a partir dos três meses e outros recomendam que espere até um ano.
A aula dura de 30 a 45 minutos e os custos variam de R$45,00 a R$ 85,00 de acordo com a academia escolhida.
Outra opção de atividade é o ofurô, que lembra o calor do útero materno e ajuda a aliviar cólicas intestinais, tão comuns entre bebês até três meses de vida. Pode ser feito em um balde com água entre 36 e 38 graus. Segundo o pediatra Carlos Eduardo Correa, o banho de ofurô não tem contra indicações e pode ser dado em be bês de todas as idades.

2 comentários:

  1. Agua sempre faz bem para a saude então não é um risco, ´só saber "usar" vlw!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho adora tomar banho de ofurô...
    É bom mesmo faz com que ele relaxa e o deixa mais tranquilo.

    By: Thiely :p

    ResponderExcluir